Museus / Educação
A declaração do Fado como Património Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, levou a Media Shots a trabalhar com a EGEAC/Museu do Fado num levantamento da memória coletiva, produzindo com professores do ensino secundário histórias digitais que contam como foi o seu encontro, único, com este estilo musical.
O projeto estendeu-se depois até às salas de aula. Por exemplo, numa escola reuniram várias gerações da comunidade, num espetáculo emocionado, em que os mais novos partilharam a sua descoberta desta herança comum.
TESTEMUNHOS
“Acho que têm sido excecionais no acompanhamento, na camaradagem, paciência e simpatia, senti-me muito bem em todas as sessões, e adorava participar futuramente em mais sessões em que fossem formadoras. Conseguiram estabelecer grande empatia e motivar-me a utilizar o que aprendi com os meus alunos. Nota máxima para as facilitadoras!”
Antonieta Reis, professora na Escola Secundária Dª Luísa de Gusmão
“Valeu a pena. Aprendi muito… mas mesmo muito… Cresci enquanto pessoa na partilha de conhecimentos, na vivência coletiva da frustração e das alegrias. Aprendi coisas que para mim eram inimagináveis – usar histórias da minha vida para ilustrar conteúdos programáticos, fazer um filme e partilhar experiências pedagógicas.”
Graça Ramos, professora no Colégio Militar