SOBRE NÓS

A MEDIA SHOTS

Trabalhamos com metodologias participativas em comunidades e organizações; desenvolvemos conceitos e soluções criativas de comunicação; criamos conteúdos e capacitamos quem se quer fazer ouvir; fazemos a diferença através do vídeo e do storytelling. Um acesso privilegiado ao mercado de talentos nesta área, permite-nos constituir equipas únicas à medida de cada projecto.

 

Encontre-nos em info@mediashots.org – tm 962981277

 

Helena Lopes

Fundadora/Directora

“Sempre procurei ouvir as pessoas e as suas histórias que tenho documentado através da escrita, cinema documental, fotografia, produção, pesquisa. Agora, num mundo em mudança, co-produzo conteúdos com as pessoas e ajudo comunidades e organizações a contarem e partilharem as suas próprias histórias.”

 

Na sua atividade com a Media Shots desenvolve conceitos, coordena e implementa projetos de storytelling em contextos sociais, empresariais, culturais e educativos. Recentemente tem-se dedicado a projetos que mapeiam o património, memórias e identidade através das histórias das pessoas e comunidades.

É autora e coautora de filmes documentais. O seu filme “A Companha do João da Murtosa” obteve quatro prémios e duas menções honrosas em festivais internacionais. É também coautora do livro documental “A Safra” e da exposição itinerante “Arte Xávega, a pesca do grande areal”.

Como jornalista foi redatora do jornal “O Independente”, correspondente da “Visão” nos EUA e free lancer em diversas publicações. Realizou trabalhos de grande reportagem, escrita e fotografia, em diferentes países e recebeu um 1º Prémio Revelação Reportagem do Clube Português de Imprensa. Experiente na produção de filmes e eventos como o Prémio Fotojornalismo Visão BES 2007, de que também foi assessora de imprensa em 2007 e 2008.

No ISCTE escreveu uma dissertação de mestrado em Comunicação, “Estórias da vida” sobre digital storytelling, redes sociais da internet e literacia.

Tricia Jenkins

Associada

Académica e investigadora especializada em Digital Storytelling e vídeo participativo. Co-diretora da consultora DigiTales, fundada em 2008, é também autora/editora do livro “Digital Storytelling: Form and Content”, juntamente com Mark Dunford, também diretor na DigiTales.

É Associada Sénior da InsightShare, organização especializada em vídeo participativo. Os seus projetos recentes incluem a liderança do programa “Living Cultures Indigenous Fellowship”, treinando grupos de jovens das comunidades indígenas Sengwer e Ogiek no Quénia, online. De 2020 a 2022, geriu um projeto para a Década das Nações Unidas para o Envelhecimento Saudável, facilitando workshops no Togo, Canadá e Jordânia. Em 2022-2023, conduziu três workshops no Uganda para a Opportunity International, utilizando métodos de vídeo participativo (PV) e “Most Significant Change” (PVMSC) para avaliar projetos de inclusão financeira com refugiados e pessoas com deficiência. Em 2023 também facilitou um processo de PV com comunidades de pescadores no Lago Vitória, na Tanzânia, sobre prevenção de afogamentos.

É professora no programa de mestrado em Administração de Artes e Políticas Culturais no Institute of Creative and Cultural Entrepreneurship, Goldsmiths, Universidade de Londres. Possui um doutoramento que põe em evidência a utilização de Digital Storytelling com pessoas idosas.

WhatsApp Image 2023-09-05 at 19.36.45 (1)-EDIT(1)

Rui Carvalheira

Associado

Desde 2010 que se dedica à Realização, Edição e ao Argumento, colaborando com diferentes produtoras e criadores, em áreas que vão da ficção ao documentário. Acumula estas funções com o ensino, especialmente na área do documentário.

É licenciado em Publicidade e Argumento para Cinema, trabalhou mais de dez anos como criativo publicitário e mais tarde produtor de espetáculos teatrais.

A sua entrada na escrita dá-se em 2005 através da autoria de um argumento cinematográfico, ao qual se seguiram vários trabalhos de ficção e documentário, tanto para televisão como cinema. Também conjuga a carreira profissional, desde sempre ligada à sua área de formação, com a pesquisa histórica. É autor dos livros “Reis Como Nós”, “Os Inventores do Mundo”, “Entre a Espada e a Parede – 20 Acontecimentos que Construíram Portugal” e “As Duas Faces de Salazar”.

 

Foto2 3-min