Vidas no Bairro

Em colaboração com as BLX – Bibliotecas de Lisboa – habitantes das freguesias da Penha de França e Marvila partilharam histórias das suas vidas e lugares num conjunto de filmes.

VIDAS E MEMÓRIAS DE BAIRRO

Nas Oficinas Comunitárias da Memória, um projeto piloto lançado pelas BLX – Bibliotecas de Lisboa – no bairro da Penha de França e posteriormente em Marvila, abrem-se espaços de diálogo e partilha de memórias e afetos. É dirigido à população idosa com o objetivo de recuperar, preservar e divulgar histórias de vida, vivências e memórias sobre os bairros e freguesias da cidade.

 

Nestas oficinas descobrem-se os percursos individuais de cada participante nas várias etapas da sua vida e através deles encontram-se aspectos da memória coletiva. Procuram compreender as transformações dos territórios através das histórias, biografias das pessoas mais idosas que os habitam.

 

Num desafio que as BLX nos fizeram, para este projeto realizámos com a Pop Filmes, uma série de entrevistas de que resultaram 48 pequenos filmes. Editamos também uma narrativa a partir do conjunto de entrevistas, com cerca de 40 minutos. Com estes filmes criamos recursos, na forma de pequenas histórias e memórias, que permitem explorar e refletir acerca do passado e presente, valorizando desta forma os habitantes da cidade e suas vidas.

Histórias e filmes com os habitantes de Lisboa

UM BEIJO NA TESTA

NEM NO TERCEIRO MUNDO

Aproveitar as marés

um autêntico Criado

As Olais não existiam

E a malta fazia

terromicina

o cu da galinha

obrigada meu amor

Eu estou bem

Iam mulheres

damas ao bufete

saber coisas novas

tinha uma tipografia

vinte escudos e ...

 O Projeto

Realizámos os filmes e facilitámos também um workshop em que participaram os colaboradores da rede BLX – Bibliotecas de Lisboa. Os participantes realizaram entrevistas e editaram um conjunto de filmes, já a pensar continuar noutras bibliotecas da cidade.

 VEJA AS NOSSAS PLAYLISTS

Playlist: Marvila

Playlist: Penha de França