SOBRE NÓS

A MEDIA SHOTS

Como jornalistas, durante mais de vinte anos produzimos conteúdos editoriais na televisão, imprensa escrita, comunicação institucional e cinema documental. Agora reposicionámos o nosso trabalho.

 

Desenvolvemos conceitos e soluções criativas de comunicação na primeira pessoa, em organizações e comunidades; e também capacitamos e envolvemos quem não tem competências de comunicação para se fazer ouvir com os novos media. Um acesso privilegiado ao mercado de talentos, nesta área, permite-nos constituir equipas únicas à medida de cada projecto.

 

Encontre-nos em info@mediashots.org – tm 962981277

 

Helena Lopes

helena@mediashots.org

 “Sempre procurei ouvir as pessoas e as suas histórias que tenho procurado documentar usando todos os meios em que desenvolvi competências – escrita, filmes documentais, fotografia, internet, produção, pesquisa. Mas agora num mundo em mudança, utilizando novos meios, co-produzo conteúdos com as pessoas e ajudo comunidades e organizações a contarem e partilharem de forma alargada as suas histórias.”

 

Na sua atividade com a Media Shots desenvolve conceitos, coordena e implementa projetos de digital storytelling em contextos sociais, empresariais, culturais e educativos. No último ano dedicou-se a projetos que mapeiam o património, memórias e identidade, nomeadamente coordenou o projeto Histórias de Vida, desenvolvido pelas bibliotecas de Oeiras http://historiasdevida.cm-oeiras.pt/.

É autora e coautora de três filmes documentais. O seu filme “A Companha do João da Murtosa” obteve quatro prémios e duas menções honrosas em festivais internacionais. É também coautora do livro documental “A Safra” e da exposição itinerante “Arte Xávega, a pesca do grande areal”. Como jornalista foi redatora do jornal “O Independente”, correspondente da “Visão” nos EUA e free lancer em diversas publicações. Realizou trabalhos de grande reportagem, escrita e fotografia, em diferentes países e recebeu um 1º Prémio Revelação Reportagem do Clube Português de Imprensa. Experiente na produção de filmes e eventos como o Prémio Fotojornalismo Visão BES 2007, de que também foi assessora de imprensa em 2007 e 2008.

No ISCTE realizou uma dissertação de mestrado em Comunicação, “Estórias da vida” sobre digital storytelling, redes sociais da internet e literacia. Em 2011 foi co-fundadora do DS Working Group, um Fórum Colaborativo Internacional que reúne atualmente mais de quinhentos facilitadores de Digital Storytelling de todo o mundo.